sexta-feira, 21 de março de 2014


DISCRIMINAÇÃO RACIAL, NÃO!


Na data de hoje, no ano de 1960, na cidade se Joanesburgo, África do Sul, 20 mil negros protestaram contra a “Lei do Passe”, que os obrigavam a utilizar cartões de identificação que especificavam os lugares por onde eles poderiam circular. Durante a manifestação o exército atirou sobre a multidão matando 69 negros e deixando 186 feridos.
Depois do acontecido a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de março como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Martin Luther King Junior e Nelson Mandela foram dois grandes homens que fizeram história na batalha pelos direitos da população negra.

Abolição da Escravatura 
Após anos de dominação, em 13 de maio de 1988 a Princesa Isabel assinou a “Lei Áurea”, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira. De todos os países do continente americano, o Brasil foi o último a abolir a escravidão.
O que é Discriminação Racial?
A ONU diz que:
Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.
Fonte:blogs.odiario.com

Professora de Língua Portuguesa: Auziene Miranda 


Nenhum comentário:

Postar um comentário