sábado, 19 de maio de 2012

Cultura: Exposição Sementes da Mudança na UnP

A mostra foi lançada na África e vem percorrendo todo o mundo

A exposição "Sementes da Mudança", em cartaz até dia 25 deste mês na UnP da Engenheiro Roberto Freire, faz um convite à reflexão e atenta para a importância de se agir no presente de olho no futuro do planeta e da própria existência da humanidade. 

O tema será tratado com o auxílio de painéis informativos, atividades lúdicas, exibição de filmes e trilha inte-rativa. Aberta a visitação até o próximo dia 25 de maio, de segunda a sábado das 8h às 21h30, a mostra aponta para a necessidade de se promover a simbiose entre homem e natureza.

Lançando mão de conceitos humanistas e apostando no princípio fundamental de que tudo está intimamente conectado, equilíbrio regido pela lei da causa e do efeito, "Sementes da Mudança" foi criada em 2002 pela Soka Gakkai Internacional, na África do Sul, e desde então vem circulando por diversos países.

Durante o evento será apresentado o manifesto "Carta da Terra", que aborda assuntos em alta como desenvolvimento sustentá-vel. Também publicada em inglês, espanhol, chinês, italiano e francês, a Carta da Terra está alicerçada em quatro princípios básicos: respeito e cuidado com a comunidade da vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; e democracia, não-violência e paz.
"A exposição é uma oportunidade ímpar de pensarmos sobre nossas vidas e o próprio mundo", disse Alvamar Queiroz, um dos coordenadores da exposição no RN. "Ela nos remete a uma reflexão mais profunda da nossa relação com o meio ambiente, inclusive com a obsolescência programada - aquela triste idéia de que tudo sai de moda ou tem que ter uma vida muito curta - criada pelo modelo capitalista vigente", complementa Alvamar.

Durante a exposição será realizada também uma ofi-cina de atividades denominada "Trilha da Vida", cujo objetivo é o de conscientizar crianças e adultos sobre o meio ambiente e os pro-blemas ambientais. 

Ao percorrer a trilha com os olhos vendados e pés descalços, os participantes adquirem a experiência cognitiva de perceber o meio ambiente através dos sentidos do tato, audição, olfato e paladar. A experiência visa despertar valores e interes-ses e motivar as pessoas a participar da proteção do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida. 
  
Canindé Rocha - Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário