quarta-feira, 30 de maio de 2012

 Dica de Língua Portuguesa. 

Conheça o gênero textual CRÔNICA

O QUE É UMA CRÔNICA 

A crônica é uma espécie de texto literário que aproveita os pequenos fatos do dia-a-dia. Por assim dizer, qualquer assunto serve de motivação, pois surge de histórias que o cronista ouviu, passando por um processo de adaptação, ou criadas por ele mesmo.
Atualmente, a crônica tem uma tendência para expressar as situações onde ocorrem flagrantes da vida social, modificados pela habilidade do escritor. Mesmo quando o caso é sério, ele pode explorar o sentido duplo que têm as palavras e as situações, provocando o riso.
Quanto à estrutura, ela se apresenta de vários modos: pode ser em forma de entrevista, narrativa, descritiva, dissertativa, confissão, diálogo, monólogo, comentário, análise, crítica, história, lenda, etc, sempre apresentando uma linguagem próxima do coloquial. Por isso, ela não é exigente na escolha de profundos leitores, quando sua facilidade de compreensão fascina e agrada a todos. Primeiro, por ser um texto curto, que não enfada, depois, pelo jeito agradável que transforma um simples acontecimento em algo visto por uma maneira diferente e surpreendente.
Dessa forma, a crônica busca captar o instante como se pretendesse eternizá-lo. Sendo formada de coisas simples da vida, sua brevidade é também um traço característico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário